Swilla Neves: Pode deixar exposto no banheiro?

sexta-feira, dezembro 11, 2015

Pode deixar exposto no banheiro?



Remédio, maquiagem, perfume,
 toalha, escova de dente destampada...



Você se surpreenderá com as recomendações dos especialistas!
"Em contato com a umidade, alguns produtos têm suas características alteradas, e outros facilitam o surgimento de colônias de micro-organismos", diz o biomédico Roberto Martins, o famoso Dr. Bactéria.





Vaso sanitário aberto? Nunca!
Para começar, é preciso saber que o principal foco de contaminação é o vaso sanitário. "Ao acionar a descarga, milhares de bactérias são lançadas no ar - elas permanecem vivas por duas horas e infestam os objetos que estão no ambiente", relata o biomédico.
Mas o problema tem fim simplesmente se você mantiver a tampa fechada.
Seguindo essa recomendação, alguns itens, como toalha de rosto, sabonete líquido e escovas de dentes podem, sim, ficar expostos sem risco à saúde dos moradores.

Atenção à tampa da lixeira
Para evitar a transmissão de gemes, fuja das aberturas basculantes ou dos tipos que exigem manuseio. Prefira os modelos dotados de pedal ou abertura automática.

Lugar de maquiagem é...
Bem longe da umidade! "Caso contrário, produtos, como blush, pó, sombra e base, podem ter a qualidade afetada, assim como pinceis, que correm risco de embolorar", diz Giovanna Morell, gerente da empresa de cosméticos contém 1g.
Coloque-os em uma caixa, dentro de um armário arejado e seco, fora do banheiro.

Remédios nem pensar!
O vapor e as temperaturas elevadas do banho certamente alterarão
 as características dos medicamentos.
"A umidade é mais implacável com cápsulas e comprimidos, que esfarelam e podem ter as propriedades inativas" , explica a professora Maria Letice, da Associação Brasileira de Farmacêuticos. Sendo assim, transfira-os para um cômodo fresco e seco - a dica é colocá-lo em caixas com divisórias e usar etiquetas com nome e validade.

Escovas de dente na pia
Ao contrário do que muita gente imagina, elas podem ficar na bancada e dispensam as capas protetoras - de acordo com o Dr. Bactéria, essas tampinhas representam perigo se as cerdas ainda estiverem úmidas, pois criam um clima ideal para a proliferação da bactérias. "Mantenha o vaso sempre fechado e deixe as escovas sobre a bancada sem medo. Para higienizá-las, lave com água corrente - não passe os dedos nem as seque na toalha - e pingue algumas gotas de gluconato de clorexidina, um antisséptico bucal, Depois basta posicioná-las 
de pé para que sequem naturalmente, ensina.

Revista Minha Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário