Swilla Neves: Intolerância a Lactose/Produtos sem lactose (Lista)

sexta-feira, março 31, 2017

Intolerância a Lactose/Produtos sem lactose (Lista)

Oi finas e finos, para quem não sabe, sou intolerante a lactose,
então este post vai ser direcionado a quem tem intolerância igual a mim!
Post voltando mais para saúde.
Então vamos lá, andei pesquisando e encontrei alguns dados....

afinal, o que é lactose?
A lactose é um tipo de açúcar presente naturalmente no leite. No organismo, precisa ser digerida por uma enzima, chamada lactase. Pessoas com intolerância à lactose não conseguem produzir a enzima lactase, tendo deficiência total ou parcial, e quando consumida nessa situação, a lactose não digerida é fermentada pelas bactérias intestinais, causando sintomas desagradáveis, como, desconforto intestinal, excesso de gases, distensão e dores abdominais.
intolerantes a lactose podem consumir leite e derivados?
Cada indivíduo apresenta um grau diferente de intolerância à lactose, podendo ser mais leve ou mais grave. O intolerante não precisa excluir totalmente os alimentos que contenham leite e derivados, ele pode substituir esses alimentos por versões com baixo teor ou isentas de lactose, de acordo com sua tolerância.
É indicado sempre conferir os rótulos dos alimentos, verificando na lista de ingredientes a presença de leite ou até mesmo traços de lactose, que poderiam causar desconforto.
A enzima lactase também pode ser consumida antes da ingestão dos alimentos lácteos, eliminando o desconforto. É encontrada em pó, em tabletes ou cápsulas.

IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Os produtos que estão marcados com asterisco podem conter variações. Por exemplo: biscoitos integrais estão na lista de produtos sem lactose, mas algumas marcas utilizam leite ou derivados em sua fabricação. Por tanto, em caso de dúvida, verifique os ingredientes no rótulo.

Contém LactoseContém Baixo Teor de LactoseSem Lactose
Leite Condensado integral / desnatadoTodos os alimentos lácteos com redução de lactoseLeite condensado de soja
Creme de leite integral / desnatadoKefirCreme de leite de soja
Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelhaQueijo CamembertCreme Vegetal (semelhante à margarina)
Chantilly frescoQueijo parmesãoLeite de coco
Iogurte comumQueijo MussarelaDoces de frutas em calda
RequeijãoQueijo BrieChantilly Vegetal*
Queijos frescosQueijo FetaIogurte à base de soja
Queijos processadosQueijo GruyèreLeite de soja
Barras de cereais com cobertura de chocolate ManteigaLeite de arroz, aveia
Maionese industrializada* MargarinaLeite de castanhas, amêndoas
Achocolatados*Pão francês*
Pães para cachorro quente / cheeseburguer*Pão de forma integral*
Sopa creme instantânea*Carnes grelhadas / à milanesa
Biscoitos recheados*Biscoitos integrais*
RisolesMostarda
PanquecasMaionese caseira
Molhos para saladas*Massa de empanar
Misturas para bolos*Massas (fettucine, macarrão)
Purê de batatasMolho de tomates
Ovos mexidosTodas as carnes frescas
PudinsTofu e derivados de todu
SouflêsSorvetes de fruta*
Licores CremososCacau em pó
Adoçantes*Cereais matinais*
 PanetonesGeleias
 Massa podre / amanteigadaCreme de amendoim
Merengue
Quindim
Balas de Coco
Tahine
Temperos em pó / tabletes*
Massa para pastel*


Sobre os alimentos que podem sofrer variações:

  • Maionese industrializada – a maioria não é feita com leite, mas alguns produtos contêm leite em pó.
  • Achocolatados – muitos são fabricados com leite em pó ou soro de leite em pó.
  • Chantilly vegetal – quase ninguém sabe, mas o chantilly que você compra de caixinha, ou aquele em spray é chamado de chantilly vegetal, pois ele é preparado com óleos vegetais. Mas atenção: ele contêm caseína (proteína do leite) e por este motivo não deve ser consumido por alérgicos às proteínas do leite.
  • Pães para cachorro quente ou cheeseburger – muitos são elaborados com leite, mas dependendo do grau de intolerância, a quantidade de leite usada no pão é pequena e pode não causar sintomas ao intolerante.
  • Sopa creme instantânea – uma maioria leva creme de leite ou leite em pó em seus ingredientes, mas há algums poucas marcas sem laticínios na composição.
  • Molhos para saladas – Muitos molhos para saladas são elaborados com queijo ou leite.
  • Adoçantes – muitos adoçantes contém lactose. É importante verificar o rótulo do produto.
  • Pão francês – de forma geral o pão francês não leva leite ou derivados. Alguns levam margarina, mas a quantidade que pode ser usada é muito pequena e não deve causar sintomas para quem tem IL.
  • Pão de forma integral / biscoitos integrais – a maioria dos pães e biscoitos integrais não levam leite em sua composição, mas é sempre importante verificar o rótulo do produto.
  • Sorvetes de fruta – os sorbets são geralmente elaborados apenas com suco de frutas, água e açúcar, mas atenção pois alguns fabricantes adicionam leite ou creme de leite na composição.
  • Cereais matinais – atenção principalmente para os cereais com chocolate ou açucarados. Alguns podem ser feitos com leite em pó.
  • Misturas para bolos – há grande variação. Procure por misturas de bolo de cenoura, de laranja ou coco e verifique na composição do produto se há leite ou derivados.
  • Massas para pastel podem variar na sua composição. Uma maioria das massas industrializadas são elaboradas com gordura vegetal hidrogenada para deixar a massa do pastel bem crocante (uma delícia, mas prejudicial à saúde).
  • Temperos em pó – a maioria dos temperos não levam leite ou derivados, mas muitos alertam que contém traços de leite. Para quem tem intolerância à lactose não é um problema. Apenas para quem tem alergia às proteínas do leite.

lista de alimentos que contêm lactose

Bebidas

As bebidas que contenham qualquer forma de leite contêm lactose. Estes produtos incluem leite integral, leite em pó, leite condensado, leite batido, leites aromatizados e muitas bebidas instantâneas. O leite integral tem cerca de 11 gramas de lactose por porção, de acordo com a Sistema de Saúde da Universidade de Virginia. Algumas bebidas lácteas estão disponíveis em versões com lactose reduzida e podem ser toleradas por alguns indivíduos.

Laticínios

Os produtos feitos a partir do leite contêm lactose. Iogurte, sorvete, creme de leite, queijos, maionese, creme de queijo, bebidas mistas de leite e queijo cottage contêm lactose em quantidades variadas. Por exemplo, o queijo cheddar possui menos lactose do que queijos mais suaves. Leite desidratado, leite em pó desnatado e leite condensado contêm alguns dos mais altos níveis de lactose. A Fundação Internacional para Distúrbios Gastrintestinais Funcionais, ou IFFGD, sugere que o iogurte pode ser uma boa opção para ingestão de cálcio para pessoas sensíveis à lactose, pois culturas intestinais ativas criam lactase que ajuda na digestão.

Pães e massas

Alimentos ricos em amido como pães, biscoitos, panquecas e bolos costumam usar leite em pó ou produtos lácteos durante a preparação. Além disso, massas ou molhos usam creme de leite ou queijo com lactose. Portanto, leite em pó, soro do leite ou outros nomes relacionados ao leite poder ser usados como ingredientes nessas comidas.

Molhos e coberturas

Molhos para salada, molhos de queijo e manteiga contêm lactose. Ademais, patês e coberturas batidas também podem usar produtos lácteos. Alguns desses itens, como a manteiga, trazem uma quantidade menor de lactose e podem ser permitidos com moderação, de acordo com a Sistema de Saúde da Universidade de Virginia.

Legumes

Matérias-primas vegetais não contêm lactose se não forem preparadas com produtos lácteos. Gratinados, pratos de legumes fatiados ou vegetais com creme geralmente contêm lactose nos ingredientes. Pratos de vegetais cozidos também podem utilizar queijo como ingrediente.

Doces

Bolos de sorvete, frozen yogurt, chocolate ao leite, pudins, cremes, sorvetes e sobremesas que usam leite condensado possuem lactose. Alguns adoçantes artificiais, caramelo e doces com sabor toffe também têm componentes do leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário